Filosofia Ágora

Auto ironizar-te a ti mesmo

5 de set. de 2009

Começo

Nos últimos anos, vivemos uma fase crítica: na história do país e na educação brasileira. No momento mais confuso, a filosofia foi retirada do currículo escolar, colaborando com o empobrecimento das idéias e abaixamento do nivel cultural dos alunos.

Num ano histórico, dentro de um processo de "abertura" e com uma crise econômica assolando o país, ressurge a filosofia como matéria do currículo escolar.

Eu, futuro professor, me defronto com uma realidade cheia de contradições, onde os alunos não conseguem pensar, analisar, sintetizar e redigir suas idéias por não compreender seu momento histórico; por outro lado esta compreensão é dificultada pela falta de prática filosófica durante muitos anos em nosso ensino.

Os professores, repensando a filosofia, talvez como matéria interdisciplinar (impulsionando ou catalizando outras áreas do conhecimento) ou através dela, procuram levar o aluno a compreender a realidade, porém sem ter muitas opções e material ajustável ao momento.

Foi dentro dessa percepção que pensei em elaborar uma página na internet que pudesse ser lida e compreendida por qualquer pessoa com qualquer nível de escolaridade: com textos curtos, numa linguagem simples, sem perder o rigor conceitual, focalizando assuntos que viessem de encontro à realidade atual.

Assim fica caracterizado meu objetivo: propor o estudo da filosofia não como um fim em si mesma, de maneira dogmática, mas como um instrumento de reflexão crítica sobre a sociedade moderna, levando em conta a problemática da juventude.

0 comentários:

Postar um comentário

Contador de acesso